Páginas

Bem Vindos

No blog Jovem News você vai encontrar matérias sobre humor, Noticias, Entretenimento e muito mais.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Cássio consegue apoio da Agência Nacional das Águas para o plano de gestão da PB

Redação com assessoria,
Para colher informações que possibilitem privilegiar o uso racional da água e em especial das águas oriundas da transposição do Rio São Francisco, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB)esteve hoje na sede da Agência Nacional das Águas em audiência com o Diretor-Presidente da ANA, Vicente Andreu Guillo. Cássio tem se aprofundado nas questões que afetam diretamente o semiárido e em especial das regiões mais castigadas pelas estiagens periódicas que atingem a região. “O uso racional da água será o principal vetor de desenvolvimento do semiárido, por isto, temos que fazer o dever de casa e agilizar logo este plano”, afirmou Cássio.

Durante a audiência concedida pelo Diretor-Presidente da ANA, Cássio sugeriu e conseguiu aprovar a realização de uma reunião de trabalho em Campina Grande, no próximo mês, para que a diretoria da Agência apresente suas sugestões aos técnicos do Governo Estadual e aos membros do Comitê Pró-Transposição. O senador paraibano já se comprometeu a convidar pessoalmente o governador Ricardo Coutinho e o Arcebispo da Paraíba Dom Aldo Pagotto, que é presidente do Comitê pela Transposição, criado ainda durante a sua gestão estadual.

O Plano de Recursos Hídricos consiste num importante instrumento de gerenciamento, pois fixa os usos múltiplos da água, com a definição das prioridades, ações, programas e projetos, visando compatibilizar os usos com a conservação. “Ele é desenvolvido com a participação dos poderes públicos, estadual e municipal, da sociedade civil e dos usuários e permite conhecer e fornecer orientações para a implementação dos demais instrumentos previstos na Política Estadual de Recursos Hídricos. Irá também subsidiar os Comitês de Bacia hidrográfica na gestão efetiva dos recursos hídricos”, explicou o diretor da ANA. Paulo Lopes Varella

SALA DE SITUAÇÃO - Durante a visita à sede da ANA, em Brasília, o senador Cássio Cunha Lima conheceu a Central de Monitoramento Hidrometeorológico e prevenção a eventos críticos, e recebeu uma boa notícia: em maio, começa a funcionar a sala de situação da ANA em Campina Grande. Onze estações telemétricas da ANA já instaladas na Paraíba (outras quinze estão em construção) irão acompanhar as tendências hidrológicas dos rios Piranhas, Açu, Paraibinha e Piancó, com análise da evolução das chuvas, níveis e das vazões dos rios e reservatórios, da previsão do tempo e do clima, bem como a realização de simulações matemáticas que auxiliam na prevenção de eventos extremos.

“Será possível avaliar com antecedência as regiões onde podem ocorrer cheias ou secas, evitando perdas humanas e prejuízos econômicos”, garantiu Joaquim Guedes Corrêa Gondim Filho, Superintendência de Usos Múltiplos. A sala de situação da ANA está em fase final de instalação nas dependências da UEPB, e fará o monitoramento dos sistemas de reservatórios, de alertas hidrológicos e decretações de situação de emergência ou Estado de Calamidade Pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário